No dia da Acessibilidade a UFPA tem muito a comemorar

Na data em que se comemora o dia da Acessibilidade, 05 de dezembro, a Universidade Federal do Pará conta, nos cursos de graduação, com 15 alunos autistas. Com surdez e deficiência auditiva, são 23 estudantes. Cegos, com deficiência visual e baixa visão são 112 alunos. Já com deficiência física, são 195 estudantes. Todos estes alunos encontram-se integrados às atividades acadêmicas graças a uma série de medidas tomadas pela Universidade para garantir o direito pleno da pessoa com deficiência no Ensino Superior.

As ações de acessibilidade da UFPA são desenvolvidas pela Coordenadoria de Acessibilidade (COACESS) da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst), órgão da Reitoria da Universidade Federal do Pará.  Tão logo o aluno seja aprovado no vestibular, por meio de cotas para pessoa com deficiência, ou a partir do momento em que é identificada a necessidade de um estudante, a COACESS participa do processo de recepção dos calouros realizando orientação, tanto para os alunos quanto para a família, sobre todos os suportes que a Universidade oferece para a plena integração do estudante à vida acadêmica.

Os estudantes identificados com Transtorno do Espectro Autista são convidados para uma entrevista em conjunto com a família para que se possa ter um histórico de vida e de suas habilidades para construção de um Plano de Desenvolvimento Individual, já que não existe um padrão de comportamento e o aluno precisa ser compreendido em suas singularidades. O aluno autista é atendido em dois serviços específicos que são a Monitoria em disciplinas e a Monitoria psicopedagógica. Por meio destes acompanhamentos o aluno consegue a interação com a turma e a organização das tarefas, para um pleno desenvolvimento e conclusão do curso com qualidade.

O aluno com surdez ou deficiência auditiva, quando chega à Universidade, participa de um acolhimento com a equipe da COACESS e, após ser realizada uma análise com base no laudo do estudante, são indicadas as necessidades de acessibilidade. Quando o aluno é usuário da Língua de Sinais, ele terá garantido na sala de aula e em atividades extras a presença do tradutor para a garantia da comunicação com o professor e colegas.  São realizadas orientações para os professores sobre os procedimentos que possam facilitar o diálogo com o aluno surdo ou com deficiência auditiva.

Quando o estudante possui deficiência visual, baixa visão ou cegueira, a COACESS dispõe de uma esquipe especializada para prestar suporte para que os estudantes tenham os materiais acadêmicos adaptados para o uso de leitores de tela, NVDA ou DOIVOX, ou em Braile ou em programas de computador, a exemplo de gráficos, funções e partituras que são adequados para formatos mais acessíveis. O professor envia o material para a COACESS e a equipe especializada adapta para o formato que atende às necessidades do aluno.

Para a superação das barreiras de mobilidade nos campi da UFPA, são desenvolvidas ações de estruturação do mobiliário com adaptações de espaços físicos, a exemplo de implantação de solas fixas, banheiros adequados, colocação de elevadores e campanhas sobre o relacionamento com pessoas com deficiência nos diversos espaços de circulação como ônibus circulares, restaurantes universitários, salas de aula e corredores.

Auxílios- Além dos procedimentos que garantem acessibilidade, os estudantes com deficiência que estudam na UFPA e encontram-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar os Auxílios PcD e o Kit Pcd. Por meio desses auxílios, os estudantes podem custear transporte, alimentação, material didático e materiais de auto custo, a exemplo de computadores com programas de tecnologias assistivas. A Coordenadoria de Acessibilidade também promove cursos de formação para a comunidade acadêmica, com cursos de Libras e sensibilização das turmas e professores para receber o aluno com deficiência.

Cartilhas- Para minimizar as dificuldades de relacionamento com as pessoas com deficiência, a COACESS produziu uma série de cartilhas técnicas pedagógicas. São quatro volumes direcionados para as especificidades das modalidades de deficiências. As cartilhas trazem informações para os professores a respeito dos procedimentos que podem ser adotados em sala de aula, os quais permitam que as pessoas com deficiência possam estar em condições de igualdade com todos quanto à informação, à comunicação e ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

Acesse site COACESS/UFPA

Acesse Cartilhas de Acessibilidade:
VOLUME 1 - CARTILHA DEFICIÊNCIA FÍSICA
VOLUME 2 - CARTILHA DEFICIÊNCIA AUDITIVA