Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo de Assistência Estudantil do Campus de Bragança realiza I Seminário sobre saúde mental e Universidade

• Publicado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 12h32
  • Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 12h32

1 Com o objetivo de incentivar a comunidade acadêmica a cuidar da saúde mental, o Núcleo de Assistência Estudantil (NAEST) do campus de Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA) reuniu, nesta terça, 30 de janeiro de 2018, estudantes, professores e servidores para a realização do I Seminário sobre Saúde Mental e Universidade.

Prevenção -A mesa de abertura do evento foi composta pelo coordenador do campus de Bragança, professor Francisco Pereira de Oliveira, pela coordenadora de Estudos Costeiros, professora Moira Meneses e pela coordenadora de Integração da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), pedagoga Ana Clotildes Colares. O coordenador do campus pronunciou-se afirmando que seminário sobre saúde mental adquire importância em um contexto em que adoecimento mental aumenta com a pressão social, principalmente sobre alunos e professores que necessitam cumprir muitas tarefas acadêmicas e que é indispensável a prevenção para garantir a saúde mental.

2A representante da Saest, Ana Clotildes Colares, parabenizou o a iniciativa da realização do seminário ressaltando a importância do fortalecimento dos Núcleos de Assistência Estudantil nos campi da UFPA. “Nós que fazemos um trabalho com os alunos, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade, sabemos que a plena saúde mental faz parte do sucesso acadêmico. Esta ação somente foi possível porque temos profissionais como psicólogos e pedagogos atuando no Núcleo de Assistência Estudantil no campus de Bragança”, afirmou a coordenadora.

Palestras -Durante o seminário, os participantes assistiram a palestras com profissionais da área de saúde. O psicólogo Leivânio Rodrigues, ministrou o tema “ O que é saúde mental? A psicóloga Mônica Castro do Centro de Atenção Psicossocial de Bragança (CAPS) palestrou sobre “ Como cuidar da saúde mental. Ainda fez parte da agenda do seminário o tema “Saúde mental e docência na Universidade” com explanação da assistente social Rosana Nazaré Leão de Souza do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS) da Universidade Federal do Pará.
Com contribuição dos estudantes presentes, o seminário encerrou com debate sobre saúde mental e Assistência Estudantil. O psicólogo Carlos Joaquim apresentou a política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará. Segundo o psicólogo, a política é fruto de debate e de luta intensa com protagonismo dos estudantes na construção de uma Universidade democrática, participativa e menos desigual.

3

Agenda 2018-A pedagoga Simone Bitencourt Braga, servidora do Núcleo de Assistência Estudantil do campus Bragança apresentou o planejamento para o ano de 2018. Entre as atividades constarão diversas ações para contribuir com a saúde mental dos estudantes para que obtenham melhor desempenho durante o percurso acadêmico.

Texto e fotos: Ana Lúcia Oliveira
Comunicação SAEST/UFPA