Página inicial > Últimas Notícias > Trote Solidário 2014

Trote Solidário 2014

• Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2014, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2014, 00h00

“Uma sociedade justa pressupõe o respeito dos direitos humanos e a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito inalienável.”

-Antonio Candido

Compartilhe direitos, doe livros!

Com o objetivo de manter a tradição de boas vindas aos calouros e incentivar a solidariedade e as práticas de cidadania, a Universidade Federal do Pará realizará, no próximo dia 26 de fevereiro, o Trote Solidário 2014.

O Trote, promovido pelas Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Pará, terá como finalidade atentar para a importância da leitura em todas as fases do desenvolvimento humano, convidando os novos alunos e toda comunidade acadêmica a participarem deste importante evento, com a doação de livros novos ou usados de gêneros variados, compartilhando assim um direito de todos: o acesso ao conhecimento.

Os livros doados podem ser de literatura universal, brasileira, regional e até exemplares em espanhol ou inglês. Tudo será encaminhado para o Espaço Cultural Nossa Biblioteca, que atua, há 27 anos, no bairro Guamá, e para bibliotecas de Institutos de Educação do Campo.

Incentivar a leitura por dever e prática cidadã: Estimular a consciência cidadã, salientando a possibilidade de rotatividade do conhecimento por meio da doação de livros anteriormente utilizados, torna-se um meio de afirmar o direito do acesso à leitura, enxergando o mesmo como um forte aliado ao indivíduo para que ele possa associar e compreender seus vários direitos básicos, assegurando, assim, um caminho livre de empecilhos para sua evolução.

A ideia de livro como concepção de mundo: Das inocentes narrativas orais às profundas reflexões acerca de um capítulo agonizante, uma leitura não é apropriada da mesma maneira para todos; as obras não possuem sentido imóvel, universal ou físico, elas estão permeadas de significações dinâmicas e plurais, que se edificam ao encontrar os diferentes leitores e suas variadas maneiras de ler; e não esgotam jamais suas formas de significação, migrando por gerações através dos diversos mundos sociais. Os sentidos conferidos às suas formas dependem das expectativas ou das competências dos diferentes públicos que delas se apropriam, podendo um mesmo livro carregar múltiplos significados e prazeres a cada indivíduo que o deguste.

“O livro é uma das tecnologias mais antigas, neles retém muitos conhecimentos. Através deles há possibilidades de conhecermos e entendermos como os humanos representam a si mesmos, o mundo, a literatura e a ciência; a leitura é uma das formas mais significativas para representar o não lugar, para representar um símbolo que, sequer, nós imaginamos que exista. Reconhecemos que existem oportunidades desiguais na nossa sociedade e procuramos diminuir essas diferenças por meio do conhecimento e da cultura, pois, este ano, reforçamos o direito e a democratização do acesso ao livro e à leitura.”

- Fernando Arthur Neves, pró-reitor de Extensão da UFPA.

Trote Solidário 2014, “Compartilhe Direitos, doe Livros!” Período: 24 de fevereiro de 2014. Programação Cultural: Banda Fruta Quente
Local: Ginásio de Esportes da UFPA
Horário: A partir das 15h.

Texto: Mônica Campos – DAC- PROEX- UFPA.