Página inicial > Últimas Notícias > UFPA divulga edital de apoio a projetos de Acompanhamento de Aprendizagem coordenados por docentes e técnicos (as) administrativos (as)

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil, torna público o EDITAL Nº 06/2024/SAEST/PROEG/UFPA, de concessão de apoio a Projetos de Acompanhamento de Aprendizagem (PAAP), vinculados a CIE, desenvolvidos por docentes ou técnicos (as) administrativos (as) de nível superior da UFPA. A inscrição será no período de 13 a 19 de março de 2024, pelo Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST).

O Projeto de Acompanhamento de Aprendizagem é uma ação didático-pedagógica do Programa de Acompanhamento Discente (PROCAD) da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), e tem por objetivo acompanhar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com vistas a contribuir com o ensino e a aprendizagem, considerando processos de inovação e qualificação na formação acadêmica dos (as) discentes.

INCENTIVO - O apoio realiza-se por meio concessão de bolsas de monitoria e de atividade acadêmica no valor de R$ 700,00 (setecentos reais), para realização das práticas de ensino-aprendizagem, de acordo com o quantitativo de ações e discentes a ser atendidos (as) no projeto. Serão disponibilizadas até 47 bolsas de atividade acadêmica no âmbito de todo este certame. Poderão ser apoiados até 25 projetos, sendo 20 (vinte) na categoria Renovação e 5 (cinco) na categoria Novos.

QUEM PARTICIPA? - Estão aptos (as) a participar da seleção professores (as) e Técnicos (as) Administrativos (as) de nível superior, os quais integram o quadro efetivo da UFPA, vinculados (as) a Institutos e/ou Unidades da UFPA, considerando o âmbito de abrangência dos Programas da Coordenadoria de Integração Estudantil (CIE).

É obrigatória a aprovação prévia da proposta pelo órgão colegiado do Instituto da Unidade de vinculação do (a) proponente, conforme o disposto no art. 65 do Regimento da UFPA, sendo aceita, por 30 (trinta) dias, uma declaração ad referendum do (a) Diretor (a) da Unidade ou do Instituto, que deve constar em anexo ao projeto.

COMO SE INSCREVER? - Na categoria Novos, a inscrição ocorrerá da seguinte forma: primeiro é necessário realizar a inscrição online no SIGAEST e depois enviar a documentação online, exigida nos Anexos I e II do Edital, por meio exclusivo do SIGAEST, em arquivo formato JPG, JPEG ou PDF, tamanho máximo de 500Kbytes. Já para os projetos da categoria Renovação, também é necessário realizar a inscrição online no SIGAEST e o envio da documentação, online, exigida no Cap. V, incisos I, II e III do Edital, por meio exclusivo do SIGAEST, em arquivo formato JPG, JPEG ou PDF, tamanho máximo de 500Kbytes.

CONDIÇÕES - O Projeto deverá estar vinculado ao Projeto Pedagógico do Curso de Graduação dos Institutos e das Unidades dos (as) proponentes, por meio de declaração presente no edital. O Projeto deverá justificar a demanda da ação a ser implementada e a contrapartida do Instituto e/ou Unidade a ser apoiado (a) e apresentar o impacto social e a ação transformadora sobre os problemas sociais que impactam no desempenho acadêmico dos (as) discentes.

Deverá ainda desenvolver suas ações na perspectiva integradora e interdisciplinar; priorizar a participação dos (as) discentes cadastrados (as) no Cadastro Geral da Assistência Estudantil (CADGEST); e contemplar parcerias com outras instituições públicas e/ou privadas em sua metodologia de trabalho, ou mais de uma Unidade ou Instituto da UFPA.

Vale ressaltar que o (a) proponente não poderá submeter mais de uma proposta neste Edital, nem submeter uma nova, caso já esteja recebendo bolsa oriunda de edital da SAEST. No entanto, cada Instituto ou Unidade da UFPA poderá apresentar mais de uma proposta, desde que seja em cursos diferentes.

SERVIÇO:
Inscrição: Apoio a Projetos de Acompanhamento de Aprendizagem