Página inicial > Últimas Notícias > Novas residentes da Casa de Estudantes de Belém recebem acolhimento

Novas residentes da Casa de Estudantes de Belém recebem acolhimento

• Publicado: Terça, 18 de Março de 2014, 00h00
  • Última atualização em Terça, 18 de Março de 2014, 00h00

alt

As novas residentes da Casa de Estudantes de Belém da Universidade Federal do Pará receberam as boas-vindas e o acolhimento da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).  A ação foi realizada na última sexta-feira, 14, com uma manhã de atividades de interação entre as estudantes que estão chegando, as mais antigas e a equipe técnica da Assistência Estudantil. As alunas passaram por dinâmicas de grupo e obtiveram esclarecimentos sobre o regulamento e a política de moradia da Universidade.

Atualmente, a Universidade Federal do Pará conta com cinco casas de moradia para estudantes nos municípios de Belém, Tucuruí, Altamira, Breves e Castanhal e atende 140 alunos no total. As casas são destinadas a oferecer moradia temporária e gratuita a alunos regularmente matriculados em curso de graduação na Instituição, tendo como critério de seleção comprovada carência de recursos financeiros e de vulnerabilidade social.

As Casas de Estudantes Universitários (Ceus) são coordenadas pela Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que elabora e executa a política de moradia, com disponibilidade de recursos humanos, financeiros e materiais. A DAIE realiza e supervisiona o processo de triagem e seleção dos candidatos a residentes. As vagas são disponibilizadas em edital a cada início de ano letivo e o benefício tem duração de doze meses, podendo ser renovado de acordo com o regulamento.

Moradia e acompanhamento multidisciplinar - Os estudantes das casas, além de receberem o direito à moradia, contam com uma equipe multidisciplinar constituída por assistentes sociais, pedagogos e psicólogos, que fazem o atendimento integral aos alunos. Os estudantes moradores que não dispõem de nenhuma fonte de sustentação econômica podem solicitar o Auxílio Casa de Estudante para custeio de despesas com alimentação e transporte.

Segundo a coordenadora de Integração Estudantil, Simone Silva, o objetivo da política de moradia é garantir o bem-estar dos estudantes para que eles concluam o curso com qualidade acadêmica e em tempo hábil. “Nós nos preocupamos com os nossos alunos, muitos têm a família distante, por isso, mantemos um acompanhamento próximo e permanente. Para este semestre, temos um cronograma de continuidade das atividades de integração e de reuniões de avaliação com os estudantes residentes”.

Nova moradora - A estudante de Odontologia Jéssica Mendonça saiu do município de Muaná, no Marajó, para estudar em Belém. Sem condições de arcar com custos de moradia, inscreveu-se para a seleção e é nova moradora da Ceus-BELÉM. Ela tem grande expectativa quanto à convivência com as colegas na casa estudantil, situada em um antigo e bem conservado casarão em estilo neoclássico do início do século passado. “Espero que a experiência de vida na moradia possa contribuir para o meu desempenho acadêmico e garantir a tranquilidade para a conclusão do meu curso”. Ao final da manhã de acolhimento, as estudantes participaram de um coquetel e receberam um kit com bolsa, material acadêmico e uma camisa.

Texto e fotos: Ana Lúcia Oliveira / Divulgação/DAIE/Proex