Página inicial > Últimas Notícias > Edital Navega Saberes/INFOCENTROS

• Publicado: Sexta, 16 de Mai de 2014, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 16 de Mai de 2014, 00h00

Edital Navega Saberes/INFOCENTROS

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), no uso de suas atribuições e por intermédio da Diretoria de Programas e Projetos (DPP), torna público este Edital e convoca os interessados a apresentar propostas de programas e projetos institucionais, no âmbito do Programa NAVEGA SABERES/INFOCENTROS, em consonância com o disposto no Plano Nacional de Extensão e em observância às disposições legais do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010 e Decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010, bem como as normas internas da UFPA. Neste Edital INFOCENTRO tem como significado: salas equipadas com microcomputadores, com softwares  livres e conectados à Internet disponíveis para o uso da população, ou para desenvolvimento de trabalhos comunitários na região onde estão implantados, cujo objetivo é possibilitar, prioritariamente, o acesso do cidadão, especialmente a parcela da população com maior índice de exclusão às tecnologias de informação e comunicação, dando-lhe oportunidade de apoderar-se dos benefícios ligados ao uso sistemático desses recursos, a fim de melhorar a sua condição de vida.

Esta chamada pública tem por objetivos: Apoiar o desenvolvimento de programas e projetos de Extensão Universitária, por meio de concessão de 100 (cem) bolsas de extensão a estudantes de graduação regularmente matriculados, cujo período de vigência é de doze meses improrrogáveis; Busca possibilitar a indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa pelo exercício da intervenção supervisionada de estudantes na aplicação de conhecimentos prévios a uma dada realidade social oportunizando uma construção dialética de conhecimentos aportados em ferramentas gestadas pelo Estado como o NAVEGAPARÁ/INFOCENTROS. Nessa perspectiva os discentes tornar-se-ão protagonistas do fazer acadêmico, inseridos à realidade social a partir de uma dinâmica relevante ao exercício da reflexão/prática/reflexão contribuindo para a transformação do lugar; Contribuir para formação acadêmica de discentes por meio de atividades de extensão a serem desenvolvidas junto à sociedade, preferencialmente às comunidades em condições de vulnerabilidade socioeconômica; Atender demandas sociais de comunidades externas à Universidade por meio de ações formativas combinando a equidade social e uso da tecnologia, disponibilizada para apoio e suporte à realização de atividades previstas nos projetos; Estimular a participação e integração da comunidade docente, discente e técnico-administrativa nas atividades de extensão.

PRAZOS

1) Lançamento do edital.

16/05/2014

2) Solicitação de Senha e Login.

16/05 a 02/06/2014

3) Período de inscrição das propostas.

16/05 a 12/06/2014

4) Avaliação das propostas e documentação em anexo.

13/06 a 23/06/2014

5) Divulgação dos resultados

Até 01/07/2014

6) Encaminhamento de documentação dos bolsista, previamente selecionados, pelos coordenadores de Programas/Projetos listados no resultado preliminar.

01/07/ até 01/08/2014

7) Período para interposição de recursos.

Até 48 (quarenta e oito horas do estabelecido no item 5)

8) Julgamento de recursos.

Até 10 dias após o recebimento das solicitações.

9) Divulgação do julgamento dos recursos.

14/07/2014

10) Período de vigência da bolsa: doze meses

01/07/2014 a 30/06/2015

11) Encaminhamento do Relatório Parcial

Até 30 de outubro 2014

12) Encaminhamento do Relatório Final

Até 30 de julho de 2015

Sobre o Navega Saberes

Com o tema “Direitos Humanos e Tecnologia”, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA) anuncia o lançamento do Edital Navega Saberes 2014. O Edital, de acordo com as diretrizes da política de extensão, prevê o apoio a projetos e programas de extensão condizentes com o tema, tema este que visa incentivar o uso interdisciplinar e multidisciplinar da tecnologia de informação.

A inscrição dar-se-á por meio de preenchimento de formulário e anexação de documentos a serem encaminhadas exclusivamente por meio eletrônico, através do Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (SISAE).

CLIQUE AQUI para ver o edital