Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão Pedalar UFPA realiza pesquisa sobre mobilidade

Projeto de Extensão Pedalar UFPA realiza pesquisa sobre mobilidade

• Publicado: Terça, 03 de Junho de 2014, 00h00
  • Última atualização em Terça, 03 de Junho de 2014, 00h00

Com o objetivo de propor alternativas de mobilidade sustentável com o uso de bicicletas compartilhadas na Universidade Federal do Pará (UFPA), o Projeto de Extensão Estudo da Mobilidade Sustentável no Campus Universitário do Guamá – Projeto Pedalar UFPA, da Faculdade de Engenharia Civil (FEC) do Instituto de Tecnologia (ITEC) da UFPA, está realizando pesquisa para conhecer os principais deslocamentos e opiniões dos estudantes e servidores do campus. A pesquisa é realizada por meio de um formulário, disponível aqui.alt

Segundo a coordenadora do projeto, professora Regina Brabo, o objetivo da pesquisa é conhecer e propor melhorias para a realização dos deslocamentos dentro do campus. “O Pedalar UFPA tem a proposta de implementar um sistema de compartilhamento de bicicletas gratuitas dentro do Campus Universitário do Guamá, de forma a facilitar os deslocamentos da comunidade acadêmica, frisando o aspecto da sustentabilidade”, ela explica.

Jovens talentos - O projeto é formado por bolsistas do Programa Jovens Talentos para a Ciência do curso de Engenharia Civil da UFPA. José Victor Brasil, um desses estudantes, explica como está sendo o processo de levantamento de dados. “Os dados são coletados por meio de um sistema deformulário online, ao qual, cerca de 400 pessoas já responderam, contendo questões sobre os locais de acesso à Universidade, os pontos mais frequentados, informações pessoais e outros”, ele disse.

Aceitação - Segundo os dados parciais da pesquisa apresentados por José Victor, cerca de 90% de pessoas utilizaria o sistema gratuito de bicicletas no Campus da UFPA. “Mas, para implementar esse sistema, é preciso conhecer os destinos de viagem, bem como quantas vezes as pessoas vão a esses pontos”, ele explica. Além disso, o formulário atenta aos portadores de necessidade especial.

Para saber mais sobre o Projeto Pedalar UFPA, conheça a fanpage no Facebook.
Para responder ao formulário, acesse aqui.

Texto: Taymã Carneiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lopes