Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Pesquisa vai incentivar a prática de atividades físicas na universidade

• Publicado: Quinta, 26 de Junho de 2014, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 26 de Junho de 2014, 00h00

Com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e orientar os praticantes de caminhada, corrida e ciclismo, a Faculdade de Educação Física (FEF), vinculada ao Instituto de Ciências da Educação (ICED), em parceria com a Faculdade de Serviço Social (FSS), criou o Projeto de Pesquisa Caminhada, Corrida e Pedalada Saudável Dentro da UFPA.

A equipe do projeto observou que nos últimos anos várias pessoas tem usado o Campus da UFPA do Guamá para a prática de atividades esportivas, como caminhadas e corridas, por exemplo. Verificando a necessidade de resposta para essa nova demanda, o projeto irá fazer o controle e avaliação dos praticantes e assim potencializar os efeitos benéficos de tais atividades. No âmbito do ensino e extensão, o projeto revaloriza o papel fundamental da universidade como um agente da constante produção, aplicação e renovação do conhecimento. Caminhada, Corrida e Pedalada Saudável Dentro Da UFPA ainda tem o ganho de incentivar a integração social entre os integrantes da comunidade universitária e a população do entorno da Universidade.

Dentro das ações esportivas e de lazer previstas estão as orientações de caminhadas, atividades com bicicletas, orientações de corridas, realização de trilhas ecológicas, entre outras sempre de acordo com a demanda.

Nesse sentido, o projeto pretende ir além da simples análise dos resultados de programas de atividade física, pois, por meio do acompanhamento sistemático que será realizado, possibilitará que a educação física se torne cotidiana para estudantes, professores, técnico-administrativos, além da comunidade externa, promovendo a melhoria da qualidade de vida e bem estar dos participantes.

Serviço:

Projeto de Pesquisa Caminhada, Corrida e Pedalada Saudável Dentro da UFPA