Página inicial > Últimas Notícias > Confira o resultado preliminar do PROLINGUAS

Confira o resultado preliminar do PROLINGUAS

• Publicado: Segunda, 28 de Julho de 2014, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 28 de Julho de 2014, 00h00

A Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) divulgou na tarde desta segunda-feira (28), o resultado da análise das inscrições dos candidatos ao Projeto de Acesso a Cursos de Línguas Estrangeiras (PROLINGUAS) que disponibiliza vagas gratuitas aos cursos de idiomas. Os deferidos deverão aguardar o resultado final previsto para ser divulgado no dia 5 de agosto. Já os indeferidos, caso desejem, terão o prazo de 48 horas para entrar com recurso, via SIGAEST, apresentando justificativa solicitando reavaliação de sua inscrição.

Nesta edição, o PROLINGUAS recebeu 561 inscrições e inglês foi o curso que obteve maior demanda com 436 solicitações. Segundo balanço realizado pela Proex, o número de inscrições chegou a 635, mas alguns estudantes não realizaram todo os procedimentos exigidos na inscrição. O Projeto oferece para o segundo semestre 140 novas vagas, sendo 30 para alemão, 25 para espanhol, 25 para francês e 60 para inglês.

Qualquer estudante de graduação da UFPA pode se candidatar a uma dessas vagas, no entanto, àqueles que já são atendidos por outros programas de assistência ou que ingressaram na Universidade por meio de cotas terão prioridades na seleção. De acordo com a coordenadora do PROLINGUAS na Proex, Pedagoga Ana Clotildes Gomes, o processo avaliativo para a seleção está baseado nos dados informados pelos candidatos no SIGAEST, principalmente os dados referentes ás condições socioeconômicas do candidato. Após o resultado final, virá à fase da HABILITAÇÃO, onde os dados já deferidos na inscrição serão confrontados com a documentação encaminhada.

Recurso – Em virtude de problemas no servidor web da UFPA que impossibilitou os candidatos ao realizarem a solicitação do recurso para reavaliação de suas análises, o prazo e a forma de envio dos recursos foram modificados. Com a mudança os candidatos indeferidos poderão solicitar o RECURSO até as 18 horas do dia 31 de julho. Para realizar a solicitação é necessário enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o seguinte assunto: RECURSO PROLINGUAS, contendo o nome completo do candidato e a justificativa da solicitação.

O PROLINGUAS oferece a estudantes da UFPA, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, vagas gratuitas nos cursos livres de línguas estrangeiras e um auxílio financeiro semestral para que o bolsista possa adquirir o material didático utilizado no curso, devendo ser prestado conta na DAIE/PROEX, como um dos critérios para renovação da vaga no semestre seguinte.

É importante destacar que o processo de seleção é semestral e requer desempenho acadêmico mínimo REGULAR no curso livre e na graduação para renovação da vaga no projeto (ler critério de desempenho acadêmico – Edital 07/2014/PROEX/UFPA).

Cronograma do PROLINGUAS:

INSCRIÇÕES:

DE 15 A 22 DE Julho DE 2014

Resultado Preliminar

Recebimento dos pedidos de recursos

Até as 18 horas do dia 30 de julho

Avaliação dos Recursos

Habilitação

06 a 12 de agosto

Início das Aulas

Serviço
Programa de Apoio Pedagógico: Projeto de Acesso às Cursos de Línguas Estrangeiras