Página inicial > Últimas Notícias > 15 de julho é o novo prazo para envio de trabalhos para o ICPEE

15 de julho é o novo prazo para envio de trabalhos para o ICPEE

• Publicado: Quarta, 02 de Julho de 2014, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 02 de Julho de 2014, 00h00

O I Congresso Paraense de Educação Especial vai discutir e divulgar conhecimentos sobre Educação Especial no Pará e no Brasil.

A Comissão Organizadora do I Congresso Paraense de Educação Especial prorrogou o prazo para submissão de trabalhos até 15 de julho. As propostas poderão ser inscritas nas modalidades comunicação oral e/ou oficina, tendo como base as orientações e normas de cada modalidade, disponíveis no site www.geira.com.br/ICPEE.

A primeira edição do Congresso Paraense de Educação Especial (CPEE) ocorrerá em Castanhal, entre os dias 11 e 13 de setembro de 2014. O evento é destinado aos profissionais e pesquisadores da pós-graduação, graduação e educação básica e debaterá as “Políticas e ações da Educação Especial: o cenário paraense no Contexto Brasileiro”. O Congresso foi proposto pelo Grupo de Educação Inclusiva da Região Amazônica (GEIRA) e será realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Castanhal (UFPA) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Segundo dados divulgados pelo MEC (Censo da Educação Básica 2013), 659.162 alunos da Educação Especial foram matriculados nas salas do ensino regular do país. Em Castanhal, são 464 alunos e, na capital paraense, este número chega a 4.198 alunos (http://portal.inep.gov.br/basica-censo). Diante desses dados, observa-se a importância da formação dos profissionais da área para a melhoria da inclusão escolar. “A Educação Especial busca além da permanência, a qualidade na construção do conhecimento, superando as dificuldades que surgem ao longo desse processo. Incluir não depende de poucos, essa ação depende de todos que fazem parte dos espaços escolares e da família, e a formação continuada do professor é um elemento imprescindível desta equação”, avalia a professora Raphaella Duarte, coordenadora do GEIRA-UFPA.

O evento reunirá 400 pessoas nos três dias da programação que se dividirá entre mesas-redondas, comunicações orais e oficinas planejadas conforme as diferentes expectativas e necessidades dos profissionais da comunidade acadêmica e da área de Educação Especial.

O I Congresso Paraense de Educação Especial (I CPEE) é uma das ações desenvolvidas pelo Programa de Atendimento Educacional Especializado na UFPA-Castanhal e tem o objetivo de discutir e divulgar conhecimentos a respeito da Educação Especial, tanto no Pará quanto no Brasil, envolvendo profissionais do ensino básico ao superior.

Organização

O Grupo de Educação Inclusiva da Região Amazônica (GEIRA) foi criado e cadastrado no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no ano de 2010 para pesquisar, discutir e promover ações relacionadas à Educação Especial. A ele se vincula o programa de Extensão Atendimento Educacional Especializado na UFPA-Castanhal que visa contribuir para a melhoria da Educação Especial ofertada no contexto Amazônico, abrangendo desde a Educação Infantil até a Educação Superior nos municípios de Castanhal, Marabá e demais cidades adjacentes do nordeste do Pará por meio de oficinas, cursos de formação e eventos.

Inscrições

Profissionais/pesquisadores da pós-graduação, graduação e educação básica poderão se inscrever nas 400 vagas disponibilizadas no período de 22 de julho até 06 de agosto. Pessoas que tenham trabalhos aprovados terão prioridade nas vagas e poderão se inscrever de 15 a 22 de julho.

Contatos:

Fones: Raphaela Albuquerque: (91) 8287-7361