Página inicial > Últimas Notícias > Nova Modalidade do Programa Permanência irá beneficiar estudantes portadores de deficiência

• Publicado: Terça, 02 de Setembro de 2014, 00h00
  • Última atualização em Terça, 02 de Setembro de 2014, 00h00

Alternativa para estudantes de baixa renda que encontram dificuldades para manter-se na graduação, o Programa Permanência terá uma nova modalidade que irá atender especificamente aos estudantes portadores de necessidades especiais (PcD). A Modalidade Auxílio PcD foi instituída por meio da Instrução Normativa (IN) nº 02/2014 que estabelece critérios de concessão do auxílio financeiro para esses estudantes. As inscrições podem ser realizadas no período de 20 a 30 de cada mês.

Coordenado pela Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) a IN tem como objetivo executar políticas de promoção da inclusão social e apoio ao estudante portadores de necessidades especiais (PcDs), facilitando a sua permanência na Instituição e melhorando consequentemente a sua qualidade de vida. Esse é mais um esforço para a construção de uma educação inclusiva e para o caráter inclusivo da Universidade, sobretudo para estudantes que se encontram em condições de risco socioeconômico

O Auxílio PcD é destinado ao discente de curso de graduação presencial da UFPA, que possui algum tipo de deficiência, e que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica. São candidatos aqueles que, de acordo com o Código de Identificação de Doenças (CID) do Ministério da Saúde, possuem deficiência física, motora, sensorial ou múltipla, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.

Os valores do Auxílio PcD são os mesmos do Auxílio Permanência (R$350,00) e do Auxílio Moradia (R$ 400,00), com o pagamento mensal, até o 15º (décimo quinto) dia útil, durante 12 meses. Para a solicitação do auxílio, o estudante deve entrar com processo administrativo, no Protocolo da Reitoria, no período de 20 a 30 de cada mês e os documentos necessários também são os mesmos exigidos pelo Edital dos Auxílios Permanência e Moradia vigente, além de laudo médico.

Programa Permanência – Modalidade Auxílio PcD

Período de inscrição: entre os dias 20 e 30 de cada mês

Para mais informações, acesse a Instrução Normativa

As solicitações devem ser protocoladas no Protocolo Geral da UFPA (Reitoria)