Página inicial > Últimas Notícias > Programa Mercado Institucional de Alimentos realiza VI Curso de Extensão Universitária

• Publicado: Sexta, 26 de Setembro de 2014, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 26 de Setembro de 2014, 00h00

O Programa Mercado Institucional de Alimentos volta a Belém, a partir do dia 26, com o VI Curso de Extensão Universitária. Dessa vez, o evento traz como tema “A ‘questão do método’ e suas Implicações no Trabalho de Extensão Rural Universitária”. Realizado no próprio campus de Belém, da Universidade Federal do Pará, o curso ira ocorrer em dois momentos. O primeiro começa nesta sexta-feira, 26, e segue até o dia 29 de setembro; o segundo será nos dias 3,6 e 10 de outubro.

O programa existe desde início de 2013, com o apoio do Programa de Extensão Universitário (ProExt) e realiza várias atividades, como oficinas, cursos e palestras. Para o coordenador do programa, professor Armando Lírio, essas ações de formação continuada por meio de cursos e oficinas “possibilita aos agentes de desenvolvimento obter informações sobre as potencialidades do Programa Nacional de Alimentação Escolar e do Programa de Aquisição de Alimentos”. Ele percebe que, por tocar em temáticas pouco conhecidas pelas comunidades e representações de movimentos sociais, provoca um maior interesse por parte dos gestores municipais onde o programa atua.

Para os docentes que participam, as atividades ajudam na articulação entre extensão e pesquisa e aprimoram as metodologias da pesquisa-ação. No caso dos discentes, o professor Armando diz que é uma “oportunidade singular, porque, ao se integrar ao programa, eles têm acesso a toda a política de formação dos docentes e também têm a oportunidade de ir aos municípios, em atividades de campo da pesquisa e no apoio à equipe técnica nas ações de extensão.”

Programação – O plano do curso passa por dois pontos: num primeiro momento, serão analisadas e discutidas as distintas interpretações sobre Ciência x Práxis e a questão do “método” no rural x urbano, considerando todos os obstáculos epistemológicos acerca da compreensão do rural. No segundo, o assunto será a trajetória da extensão universitária e rural a partir dos processos de Educação Popular, de “Extensão ou Comunicação” e da Metodologia de Incubação (ITCPES).

O último dia, 10, reserva uma roda de conversa sobre as experiências de extensão rural universitária e uma avaliação sobre o processamento do curso. “Queremos ouvir os participantes e registrar suas sugestões, críticas e suas observações sobre o curso. O objetivo é identificar a importância do curso para a formação acadêmica e profissional”, conclui o professor.

O curso será ministrado pela professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Silvaneide Queiroz, que ministra as disciplinas de Economia Agrícola e Florestal. A professora é mestre de Planejamento do Desenvolvimento (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicampi, na área de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Inscrições – As inscrições devem ser efetuadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 25 deste mês. A carga horária é de 20 horas e o número de vagas é de 30 participantes. Só serão emitidos certificados para participantes com, no mínimo, 75% de frequência. As ações do Programa objetivam abranger lideranças do movimento social do campo, agricultores e agricultoras, pescadores e gestores públicos, educadores da Educação do Campo e outros agentes envolvidos com ações de desenvolvimento rural.

Serviço
VI Curso de Extensão Universitária – A “questão do método” e suas implicações no Trabalho de Extensão Rural Universitária.
Data: 26 a 29 de setembro e 3,6 e 10 de outubro
Horário: 14h às 18h
Local: Universidade Federal do Pará – Campus Belém – Setor Profissional – Sala MP-07 (Pavilhão de sala de aula do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas) e na Sala Multimeio da Faculdade de Comunicação (2º andar do prédio administrativo do ICSA) – Belém-PA.

Texto: Juliana Maués - Assessoria de Comunicação da UFPA