Página inicial > Últimas Notícias > Programa Unicreche vai ajudar mães universitárias na UFPA

Programa Unicreche vai ajudar mães universitárias na UFPA

• Publicado: Sexta, 10 de Outubro de 2014, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 10 de Outubro de 2014, 00h00

O retorno e a permanência de mães e pais universitários na sala de aula é o objetivo do Programa Auxílio Creche - Unicreche lançado nesta manhã, 9 de outubro de 2014, pela Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). A ação visa subsidiar, com um auxílio mensal, os estudantes de graduação presencial da Universidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica, na contratação de serviços de creches para seus filhos.

Público-alvoO Programa atenderá estudantes de graduação que tenham filhos na idade de 1 ano e meio a 5 anos. Aqueles que participam de programas de assistência estudantil da DAIE já estão aptos a solicitar o benefício. Alunos que não se encontram inscritos nestes programas também poderão solicitar o auxílio, mediante avaliação de sua situação pela Diretoria. Os estudantes beneficiados pelo programa deverão apresentar, mensalmente, comprovante de vínculo dos filhos em creches. O valor do auxílio pode variar de R$ 400,00 a R$ 800,00, dependendo do número de filhos na faixa etária estabelecida pelo programa, e terá validade de 12 meses, podendo ser renovado.

Segundo o diretor de Assistência Estudantil e Integração Estudantil, professor José Maia bezerra Neto, o Programa Unicreche deve diminuir a evasão de discentes que, por não conseguirem vagas em creches públicas e não poderem pagar pelo serviço, abandonam a sala de aula e atrasam a conclusão do curso. “O Unicreche permite a igualdade de desempenho acadêmico para os nossos alunos, a maternidade e a paternidade devem ser exercidas em harmonia e com a qualidade dos estudos”, afirma o professor.

A estudante de Serviço Social Eliane Barbosa da Cunha, grávida do quarto filho, aguarda com expectativa o recebimento do auxílio. Cursando o terceiro ano e sem conseguir vaga em creche pública no bairro em que mora, recorreu ao Ministério Público para que seus filhos pudessem ter acesso à vaga e, mesmo assim, não conseguiu. “Muitas vezes, tive que faltar às aulas por não ter com quem deixar as crianças, isso dificulta o meu desempenho, por isso, acho que esse auxílio creche vai ser significativo para a minha formação e vai beneficiar muitas mães na mesma situação que a minha.”

Exigências – Para concessão do Auxílio Creche, o discente interessado deverá protocolar processo administrativo contendo requerimento de solicitação e justificativa do pedido e todos os documentos comprobatórios conforme as exigências previstas no Edital do Programa Permanência - modalidades Auxílios Permanência e Moradia vigente. Se o discente for de curso de campi do interior, a solicitação com os respectivos documentos deverá ser encaminhada à DAIE/Proex, via malote, por intermédio da Coordenação de Extensão. Caso o candidato já esteja recebendo um dos auxílios do Programa Permanência, em seu requerimento de solicitação, deverá fazer referência para que documentos e pareceres já apresentados e exarados sejam considerados. A solicitação do Auxílio Creche deverá ser encaminhada à DAIE/Proex no período de 20 a 30 de cada mês. Será permitida a acumulação do Auxílio Creche com Auxílios Permanência.

Clique aqui para acessar a Instrução Normativa do Programa Auxílio Creche – Unicreche.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Proex