Página inicial > Últimas Notícias > UFPA lança Auxílio Kit PcD para estudantes com deficiência

UFPA lança Auxílio Kit PcD para estudantes com deficiência

• Publicado: Quinta, 16 de Outubro de 2014, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 16 de Outubro de 2014, 00h00

A Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE), da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex/UFPA), lança nesta sexta-feira, 17 de outubro, no auditório da Reitoria, o Auxílio Kit PcD, destinado aos estudantes com deficiência. O auxílio tem o objetivo de amparar os estudantes com deficiência em suas necessidades de locomoção, a exemplo de cadeiras de roda motorizadas, compra de equipamentos especiais para aprendizagem, como computadores e impressoras adaptados para a escrita e leitura para deficientes visuais.

Autonomia - A necessidade do auxílio foi identificada em visitas da equipe de assistentes sociais e psicólogos da DAIE em domicílios dos estudantes. Segundo a psicóloga Adriana Nascimento, o auxílio vai permitir maior autonomia do aluno para que ele tenha maior desempenho nos estudos. “Temos, por exemplo, um estudante no município de Cametá que depende totalmente da família para se deslocar, com uma cadeira de rodas mais confortável e adequada às suas necessidades, ele vai poder assistir às aulas mais confortavelmente e ter maior tranquilidade para estudar.”

O Auxílio Kit PcD é semelhante ao Auxílio Kit Acadêmico, que garante a compra de material acadêmico de alto valor econômico aos estudantes de cursos como Odontologia e Medicina. Agora, os alunos com deficiência também terão um auxílio específico para a compra de todos os equipamentos necessários para que concluam o curso com qualidade. O auxílio é somente para alunos em situação de vulnerabilidade social.

Serviço:
Lançamento Auxílio Kit PcD
Data: 17 de outubro de 2014
Hora: às 9h
Local: Auditório da Reitoria, prédio da Reitoria, térreo, Campus Básico, UFPA – Guamá.

Texto: Ana Lúcia Oliveira – Assessoria de Imprensa da Proex