Página inicial > Últimas Notícias > Proex lança novo programa para incentivar a participação de estudantes em eventos acadêmicos

• Publicado: Sexta, 24 de Outubro de 2014, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 24 de Outubro de 2014, 00h00

A Pró-Reitoria de Extensão da UFPA anunciou nesta quinta-feira (22) a abertura do edital público que irá incentivar a participação de estudantes em eventos acadêmicos, tecnológicos e culturais organizados em todo país. O Auxílio à Viagens Acadêmicas – AVA substitui o antigo Programa e de Apoio a Participação em Eventos que já beneficiou mais de 5 mil estudantes. As inscrições já estão abertas e as solicitações devem ser realizadas por meio do Sistema Gerencial de Assistência estudantil - SIGAEST.

O novo programa trouxe mudanças importantes, uma delas é a forma como o auxílio financeiro será disponibilizado. No formato anterior os estudantes poderiam solicitar passagens por via terrestre ou fluvial e ajudas de custo com diárias de R$ 45,00, e isso se dava de forma separada. Já o AVA unificou esse procedimento, e irá disponibilizar apenas o recurso financeiro no valor que vai de 500 a 1.300 reais, dependendo do estado onde o evento será realizado. Esse auxílio poderá ser utilizado para custear despesas com estadia e passagens, incluindo passagens áreas.

O mecanismo de solicitação também passou por modificações. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do SIGAEST, e não mais por meio de processo físico. Para fazer a solicitação do auxílio o discente precisará preencher o questionário socioeconômico, o formulário de solicitação e anexar outros documentos descritos no edital. Esse procedimento deverá ser realizado com no mínimo 30 dias de antecedência. Por causa do encerramento do exercício orçamentário da Universidade, só serão aprovadas as solicitações realizadas até o dia 12 de novembro de 2014.

Podem participar do programa, estudantes de graduação que tenham trabalhos aceitos em eventos de natureza acadêmica, cientifica, tecnológica e cultural de abrangência estadual, regional e nacional. O desempenho acadêmico será uns dos critérios analisados para a concessão do auxílio financeiro. Quem estiver inadimplente e/ou com pendências de natureza financeira ou técnica com a Proex não poderá participar do programa.

Auxílio à Viagens Acadêmicas – AVA

Clique aqui para acessar o edital

A solicitação do auxílio do auxílio deve ser realizada até por meio do SIGAEST.

Informações: (91) 3201-7925

Texto: Assessoria de Imprensa da Proex.