Página inicial > Últimas Notícias > UFPA lança auxílio para estudantes de Odontologia em situação de vulnerabilidade

• Publicado: Quinta, 06 de Novembro de 2014, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 06 de Novembro de 2014, 00h00

Nova modalidade do Auxílio Permanência foi lançada na manhã desta quarta-feira, 5, no auditório da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Trata-se do Auxílio de Instrução Universitária (Instruir), destinado aos estudantes de Odontologia em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados do terceiro ao sétimo semestre do curso. O objetivo é que esses alunos possam adquirir o instrumental técnico específico para uso individual, uma vez que é alto o custo de tais equipamentos - garantindo, assim, a formação acadêmica de qualidade e diminuindo os índices de evasão.

O titular da Diretoria de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Extensão (Daie/Proex), professor José Maia Bezerra Neto, apresentou o Instruir para os estudantes. Prestigiaram a explanação o diretor da Faculdade de Odontologia, professor Haroldo Amorim Almeida; o coordenador do Projeto de Assistência à Saúde Bucal, professor Armando Brito Chermont; a coordenadora de Integração Estudantil, professora Ana Clotilde Colares; estudantes e professores da Faculdade de Odontologia.

Características - O auxílio será concedido ao aluno que comprovar a situação de vulnerabilidade socioeconômica no prazo de 24 meses. A prioridade será para os estudantes ja contemplados pelo Programa Kit Acadêmico, por já terem informações comprovadas. O valor do benefício por aluno é de R$ 12 mil, o qual será pago em quatro parcelas de R$ 3 mil. "Cada nova parcela será repassada mediante a prestação de contas", explicou o professor José Maia.

É possível a acumulação do Instruir com outra modalidade do Programa Permanência, no entanto o benefício não poderá ser renovado. Da mesma forma, não há edital que regulamente o auxílio, apenas a Instrução Normativa nº 7, de 3 de novembro de 2014. "Significa que, a qualquer tempo, o estudante pode solicitar o benefício para a Daie/Proex", postou o diretor.

Solicitação - Para requerer o auxílio, o interessado deve protocolar processo administrativo contendo carta de solicitação discriminando o plano de aplicação do recurso e as propostas orçamentárias; bem como todos os documentos comprobatórios exigidos pelo edital dos Auxílios Permanência e Moradia vigentes. A solicitação deve ser feita entre os dias 20 e 30 de cada mês, com resultado previsto para o dia 10 do mês seguinte. Antes do resultado final, a equipe técnica da Daie/Proex realizará visita domiciliar para efeitos de comprovação das informações prestadas pelo estudante. Será comunicado por e-mail ou pessoalmente, quando for o caso, o aceite do pedido do Instruir.

Estudante do primeiro semestre de Odontologia da UFPA, Renata da Silva Torres ainda não pode solicitar o benefício, mas já está ciente que poderá precisar no futuro. "Nem todas as pessoas que passam no vestibular para Odontologia sabem o quanto precisam arcar com as despesas", disse. "O interessante do Instruir é que ele não só nos ajuda a comprar os materiais, como também poderá ajudar as outras pessoas, já que poderemos prestar atendimento de qualidade."

Texto: Thaís Braga - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos