Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão promove inclusão pelo esporte

Projeto de Extensão promove inclusão pelo esporte

• Publicado: Sexta, 07 de Novembro de 2014, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 07 de Novembro de 2014, 00h00

Quantos jovens e adolescentes são precocemente atirados no mundo do trabalho ou na criminalidade por falta de perspectiva de vida e a impossibilidade de acesso à cultura, ao esporte e ao lazer? Infelizmente ainda é uma imensa parcela dessa população que é relegada a exclusão social e desde cedo vivencia, como único atrativo, a violência que os rodeia cotidianamente. Para mudar essa dura realidade surgem então inúmeros projetos, nas mais diversas áreas para tentar superar as dificuldades geradas pela exclusão social.

Um desses projetos é o Segundo Tempo Universitário, que coloca como foco a relevância do esporte na melhoria da comunicação, de noções de cooperação, compreensão, respeito com o outro, autoestima, responsabilidade, honestidade, trabalho em equipe, disciplina e confiança. Segundo o Ministério do Esporte do governo brasileiro “O Ministério do Esporte procura orientar suas ações no sentido de promover a inclusão social e superar os problemas que afligem as camadas menos favorecidas da população”. Atualmente o Programa beneficia diretamente centenas de milhares de crianças, adolescentes e jovens em todo o País, através do acesso à vivência e iniciação esportiva, com materiais esportivos e reforço alimentar, ampliando o acesso ao esporte educacional.

Na UFPA o Programa Segundo Tempo Universitário é realizado pela Faculdade de Educação Física em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, e se utiliza das práticas esportivas como fenômeno sociocultural que ajuda no desenvolvimento da cidadania. A ideia é atender a comunidade acadêmica, principalmente aquela considerada em situação de vulnerabilidade econômica, ou seja, que não possui condições de arcar com práticas esportivas. Os esportes oferecidos pelo programa são futsal, handebol, voleibol e jiu-jitsu. Todas as atividades serão desenvolvidas no Campus III da UFPA, no Complexo Esportivo, localizado em frente ao terceiro portão, com horário sempre pela manhã.

As inscrições são feitas no prédio da Proex - Pró-Reitoria de Extensão, no segundo andar da Reitoria, até o dia 14 de novembro, no horário de 9h às 12h. Para mais informações basta ligar para 3201-7602 ou 3201-8288, ou ainda enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. São 25 vagas por turma e as inscrições são grátis.

Serviço:

Segundo Tempo Universitário

Inscrições: até o dia 14 de novembro, no horário de 9h às 12h, no prédio da PROEX

Informações: (91) 3201-7602 / 3201-8288

Texto: Bruno Rocha – Assessoria de Imprensa da Proex