Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa irá traçar perfil dos estudantes das Universidades Federais

Pesquisa irá traçar perfil dos estudantes das Universidades Federais

• Publicado: Segunda, 01 de Dezembro de 2014, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 01 de Dezembro de 2014, 00h00

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Comunitária e Estudantis (Fonaprace), em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), inicia, no dia 18 de novembro, a nova pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais. Essa é a quarta vez que a pesquisa é realizada e tem como objetivo conhecer a realidade social dos estudantes de graduação dessas universidades.

Diferentemente das pesquisas anteriores, que eram feitas por amostragem, esta edição será censitária, ou seja, baseada na contagem da comunidade acadêmica, o que possibilitará um número mais expressivo de alunos por universidades. Para o prof. José Maia, diretor da Assistência e Integração Estudantil da UFPA, o que se pretende é que “o máximo de estudantes possam responder. Portanto, a expectativa é que pelo menos 15 mil alunos da UFPA respondam à pesquisa”.

Mesmo com pouco tempo da realização da última pesquisa de Perfil Socioeconômico, feita há dois anos, José Maia explica que a urgência é para medir as mudanças ocorridas nas universidades federais com a implantação da política de ações afirmativas. Para ele, “isso implica o perfil do estudante. Queremos saber se aumentou o número de estudantes em vulnerabilidade social, se aumentou o número de estudantes de baixa renda”.  Para tanto, outra mudança, este ano, é que o questionário ficou ainda mais abrangente, ao incluir novos aspectos socioeconômicos e culturais.

O diretor lembra que, para estimular a participação dos alunos, será feito um sorteio de dois smartphones e três tablets entre os que responderem ao questionário. “Para participar do sorteio, basta participar da pesquisa por meio do formulário. Com isso, o estudante já recebe um número, que será usado para sorteio”, explica Maia.

Preenchimento do questionário - A pesquisa será realizada no período de 18 de novembro a 18 de dezembro, totalmente on-line, pelo site www.perfil.ufu.br, hospedado na Universidade Federal de Uberlândia, responsável pelo suporte técnico.  Basta o estudante informar seu CPF e estará apto para preencher os dados da pesquisa, no questionário.

José Maia ainda reforça a importância da pesquisa, que serve de parâmetro para elaborar melhor políticas de assistência estudantil. “Essa pesquisa vai nos dar ferramentas importantes, não só para pensar políticas de assistência estudantil, mas também para  haver a inclusão social. Mas para isso, precisamos conhecer quem é esse estudante”, ressalta o diretor.

Texto: Bruno Rocha – Assessoria de Comunicação da Proex