Página inicial > Últimas Notícias > UFPA promove enquete para a escolha do tema dos eventos de 2015

UFPA promove enquete para a escolha do tema dos eventos de 2015

• Publicado: Quinta, 11 de Dezembro de 2014, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 11 de Dezembro de 2014, 00h00

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) promovem a enquete com as opções de tema para o Eixo Transversal da UFPA em 2015. O tema escolhido norteará as atividades da Universidade no próximo ano, como a Feira do Vestibular (Feivest) e a Semana do Calouro. A enquete está disponível no Portal da UFPA até o dia 31 de dezembro.

Os temas selecionados para a votação foram: “Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento”; “Recursos Naturais e Comunidades Tradicionais”; “Etnicidade e Raça: os (des)encontros”; “Recursos Naturais: ciência, direito e realidade” e “Artes e Tecnologias: os usos”.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Fernando Arthur Neves, “entre a Proex e a Proeg, foi feita uma série de reflexões em torno dos problemas que têm um apelo marcado pela contemporaneidade, pelos dramas vivenciados atualmente e, a partir disso, foi tomada a referência de recortar um formato dessas questões”.

Finalidade – O objetivo da enquete é a coletivização da responsabilidade da escolha do tema para que a ação não seja somente da Administração Superior. “A votação é uma forma em que todos os membros da comunidade universitária podem, por meio da ferramenta da enquete, assinalar sobre qual  tema a Universidade deveria se debruçar em um ano de trabalho discutindo um eixo temático”, afirmou o pró-reitor.

O Eixo Transversal é um tema sobre o qual se articula um problema identificado como parte de uma cultura de trabalho interdisciplinar na Universidade. Privilegia a importância de tratar as questões como um desafio circunscrito por um problema, reelaborando a significação em torno de uma questão. Para o pró-reitor, “é importante a Universidade aprofundar os processos de discussão a partir da hierarquia de problemas. Nessa noção de hierarquia, é lançado um edital, no início de cada ano,  que implica uma forma de concorrência interna entre os diferentes grupos multidisciplinares e interdisciplinares, sobretudo, que têm essa oportunidade de apresentarem propostas para se denotar o tema escolhido na enquete”.

Relevância – Sobre a importância da enquete do Eixo Transversal da UFPA em 2015, o pró-reitor finalizou: “o nosso esforço é tornar mais coletiva as escolhas da Universidade. A Administração Superior dispõe dos recursos, a partir das escutas que faz, estabelece os parâmetros, mas também envolve o conjunto da comunidade para apontar quais são as escolhas sobre os quais a Universidade deve se debruçar”.

Vote no tema que norteará as ações promovidas pelas Pró-Reitorias de Extensão e de Ensino de Graduação para 2015. Clique aqui.

Texto: Victória Ribeiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Newton Correa