Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para o PROLINGUAS encerram nesta sexta-feira

Inscrições para o PROLINGUAS encerram nesta sexta-feira

• Publicado: Quarta, 07 de Janeiro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 07 de Janeiro de 2015, 00h00

ESTÃO ABERTAS as inscrições para o projeto PROLINGUAS: acesso às línguas estrangeiras, que tem como objetivo ampliar a formação acadêmica dos estudantes de graduação, desenvolvendo habilidades de leitura, compreensão e escrita em língua estrangeira moderna. O projeto é vinculado ao PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO (PROAP), apoiado pela Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da PROEX, em parceria com a Casa de Estudos Germânicos (CEG), a Faculdade de Línguas Estrangeiras (FALEN) e os Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), que oferecem VAGAS GRATUITAS para cursos de idiomas a estudantes de graduação da UFPA. São ofertados vagas para os cursos de Alemão, Espanhol, Francês e Inglês. O PROLINGUAS é uma modalidade do Programa Permanência e desta forma, é destinado para atender aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As aulas estão previstas para iniciar no dia 21de fevereiro de 2015.

O EDITAL de seleção disponibiliza 260 novas vagas e também a possibilidade de RENOVAÇÃO da vaga ao discente que já faz parte do projeto. As inscrições ocorrerão no período de 07 a 16 de janeiro de 2015 e devem ser realizadas por meio do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – SIGAEST, disponível no site da PROEX. No mento da inscrição, os novos candidatos e os em renovação devem preencher o QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO e anexar a sua documentação via sistema.

CRITÉRIOS: qualquer discente da UFPA que possua renda familiar de até 3 salários mínimos e curse a primeira graduação poderá participar do projeto, sendo que a prioridade é para os discentes que estejam atualmente vinculados às modalidades do Programa Permanência, com exceção do Auxílio Estudante Estrangeiro e a Bolsa de Apoio à Atividade Acadêmica I e II e a Bolsa MEC.

PARA RENOVAÇÃO DA VAGA, os estudantes deveram atualizar seus dados no SIGAEST, apresentar a documentação atualizada e ter sido aprovado no curso livre no semestre anterior. A coordenadora do programa, Pedagoga Ana Clotildes Gomes, destaca que é importante os candidatos lerem o edital antes de realizar a inscrição para ficarem atentos aos critérios e exigências estabelecidas.

Os discentes selecionados e devidamente habilitados, além da gratuidade em relação à da mensalidade, que será custeada integralmente pela DAIE/PROEX com recursos da assistência estudantil, receberá 01 (um) auxílio financeiro para aquisição do LIVRO DIDÁTICO, de acordo com o idioma e nível que estiver cursando.

LEMBRETE: Todos os documentos devem ser anexados e encaminhados via SIGAEST.

Serviço

PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO: Projeto de Acesso às Cursos de Línguas Estrangeiras

PROGRAMA PERMANÊNCIA – modalidade Acesso às Línguas Estrangeiras

Inscrições para novos bolsistas: 07 a 16 de janeiro de 2015