Página inicial > Últimas Notícias > Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX

Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX

• Publicado: Sexta, 23 de Janeiro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 23 de Janeiro de 2015, 00h00

Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX

A Diretoria de Programas e Projetos (DPP) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), no uso de suas atribuições, torna público este Edital e convoca os interessados a apresentar propostas de programas e projetos institucionais, no âmbito do Programa Eixo Transversal, sob o tema; Recursos Naturais: Ciência, Direito e Realidade, em consonância com o disposto no Plano Nacional de Extensão e em observância às disposições legais do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010 e Decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010, bem como as normas internas da UFPA. Para acessar o edital, clique aqui.

Neste Edital o eixo norteador das propostas foi escolhido por enquete pela comunidade acadêmica e tem como significado: a ciência comprometida com os usos dos recursos naturais enquanto direito da sociedade, defrontada com uma realidade social profundamente conflituosa e muitas vezes paradoxal. Esta chamada pública tem por objetivos: Apoiar o desenvolvimento de programas e projetos de Extensão Universitária, por meio de concessão de 100 (cem) bolsas de extensão a estudantes de graduação regularmente matriculados, cujo período de vigência é de doze meses improrrogáveis; Atender as demandas sociais externas à Universidade por meio de ações que contribuam para a qualificação de pessoas e à conquista de direitos fundamentais do cidadão; Estimular a integração da comunidade universitária com outras instituições em busca de proposições para melhoria da qualidade de vida local e nacional.

Tema: em 2015 o tema escolhido para o Edital Eixo Transversal 2015 foi “Recursos Naturais: Ciência, Direito e Realidade”. O Edital, de acordo com as diretrizes da política de extensão, prevê o apoio a projetos e programas de extensão condizentes com o tema incentivando propostas extensionistas inovadoras capazes de discutir e propor soluções em relação às questões contextualizadas na realidade atual que põe em causa o avanço da ciência e suas tecnologias, a utilização de recursos naturais e regulamentações adequadas para o estabelecimento da justiça social, sem desconsiderar que o direito, nesta sociedade desigual e pouco solidária, deve entender a “Amazônia como multiétnica”.

A inscrição dar-se-á por meio de preenchimento de formulário eletrônico e anexação de documentos a serem encaminhadas exclusivamente por meio do Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (SISAE).

Informações: (91) 3201-7260, 3201-8391, 3201-8812