Página inicial > Últimas Notícias > Calouros dos cursos de Engenharia iniciam aulas de Cálculos Básicos

Calouros dos cursos de Engenharia iniciam aulas de Cálculos Básicos

• Publicado: Terça, 03 de Fevereiro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Terça, 03 de Fevereiro de 2015, 00h00

Aprovado no vestibular de 2015 para o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará, o estudante Uriel Salzer Bestene, 17 anos, não vai aguardar o início do ano letivo para estudar. Ele e outros 450 calouros inscreveram-se para participar dos cursos de Cálculos Básicos em Física, Matemática e Química ofertados pelo Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem em Ciências Básicas para Engenharias (PCNA) do Instituto de Tecnologia (ITEC).  O curso tem duração de três semanas e objetiva preparar os futuros engenheiros para terem um bom desempenho nas disciplinas durante a graduação. As aulas começaram nesta segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015.

Acolhimento- O Programa PCNA foi apresentado aos novos estudantes de Engenharia em uma manhã de acolhimento, promovida pelo Instituto de Tecnologia (ITEC) no último dia 30 de janeiro deste ano. Além do PCNA, os estudantes obtiveram informações sobre diversos projetos e serviços ofertados aos alunos durante a vida acadêmica. O coordenador geral do PCNA, professor Alexandre Guimarães Rodrigues, deu as boas-vindas aos alunos e falou sobre a importância de formarem grupos de estudo e integrarem-se nas atividades do instituto. “No ITEC, não esperamos a homologação dos estudantes, logo que sai o resultado do vestibular, entramos em contato com eles para que possam participar dos nossos programas de nivelamento”, afirmou o diretor.

Acesso multimídia - A integrante do Projeto Newton, professora Marianne Eliasquevici, apresentou as possibilidades de acessos tecnológicos que os estudantes terão à disposição para o desempenho acadêmico. Os alunos poderão tirar dúvidas em tempo real em salas integradas por meio de vídeos e terão todo o conteúdo das aulas gravadas no Repositório de Conteúdo Multimídia para que possam consultar posteriormente. Outra ferramenta que os estudantes poderão utilizar é o serviço de Plantão de Dúvidas, em funcionamento nas dependências do ITEC.

Coaching Acadêmico - Entre os diversos serviços apresentados, os estudantes vão contar com um profissional especializado em treinamento coaching acadêmico para orientá-los na melhor forma de desenvolverem as competências acadêmicas e as aptidões profissionais. O estudante Luiz Ricardo Freitas de Abreu, calouro do curso de Engenharia de Telecomunicação, afirma que vai aproveitar o treinamento para obter excelência na formação profissional.

Assistência estudantil – O  diretor de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), professor José Maia Bezerra Neto, expôs os diversos programas de que a Universidade dispõe para os alunos. Destacou as ações que concedem bolsas e auxílios aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, mas também apresentou os programas voltados a todos os alunos, a exemplo do Auxílio a Viagens Acadêmicas (AVA), para que os alunos possam apresentar trabalhos em outras localidades. O diretor destacou a necessidade de apoio aos projetos de iniciativa do Instituto de Tecnologia para melhorar a vida acadêmica dos estudantes. “Estamos nos empenhando para atender as demandas do ITEC, a equipe de psicólogos da DAIE tem realizado um trabalho de orientação aos alunos no serviço de Plantão Psicológico do Instituto”, afirma o professor.

Engenheiros cidadãos- Os novos estudantes do Instituto de Tecnologia que participaram do acolhimento doaram alimentos para serem entregues a uma creche de Belém. Segundo o professor José Benício Costa, administrador do Programa PCNA, houve uma adesão de noventa por cento dos estudantes quanto à arrecadação. “Nosso objetivo é desenvolver nos estudantes a consciência de profissionais cidadãos”, afirma o professor.

Texto e fotos: Ana Lúcia Oliveira – Assessoria de Comunicação da DAIE/Proex