Diet x Light
📅 19/09/2019 12:57QUAL A DIFERENÇA?                                         .
Os produtos diet têm menos calorias que os light? Para emagrecer deve-se preferir um alimento diet ou light? E o diabéticos, devem optar pelo diet ou pelo light?
Tais indagações são muito comuns, porém poucos sabem qual é a real diferença entre alimentos diet e light. Na verdade um produto diet não necessariamente tem menos calorias que um light. Veja abaixo a explicação do que são produtos diet e o que são light:
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa o termo Diet pode ser utilizado em alimentos nos quais há a retirada de um ou mais ingredientes da fórmula original, produzidos a princÃpio para indivÃduos com exigências fÃsicas e/ou que sofrem de doenças especÃficas como, por exemplo, Diabetes. Nesses casos podem ser incluÃdos - alimentos indicados para as dietas com restrição dos nutrientes: carboidrato, gordura, proteÃnas e sódio – alimentos exclusivamente empregados para controle de peso – alimentos para dieta de ingestão controlada de açúcar.
O termo Light, por sua vez, pode ser utilizado em alimentos produzidos de forma que sua composição reduza em, no mÃnimo, 25% o valor calórico e os seguintes nutrientes: açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio comparado com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes.
Portanto, com a retirada ou redução de algum nutriente, o alimento pode apresentar uma diminuição de calorias, e o consumidor que deseja emagrecer deve estar atento à tabela nutricional, que é obrigatória para estes produtos, e verificar se esta redução é significativa e justifica a substituição do alimento convencional pelo diet ou light, que costumam ser mais caros que os convencionais.
O consumidor deve ficar atento também para os alimentos que são considerados Light, pois, além da redução de, pelo menos, 25% do nutriente, esta redução deve significar, no mÃnimo, uma quantidade absoluta do mesmo. No caso de alimento sólido, por exemplo, no que se refere ao valor calórico, que é o caso mais comum, o valor total da redução deve ser, no mÃnimo, de 40 calorias para cada 100g de alimento e para os lÃquidos esse valor deve ser, no mÃnimo, de 20 calorias para cada 100ml.
É importante ainda que fique claro que nem todos os produtos denominados como diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer. Um exemplo clássico é o chocolate diet que apresenta teor calórico próximo ao do chocolate normal. O chocolate diet é indicado para as pessoas diabéticas pois é isento (restrito) em açúcar, mas não necessariamente para as pessoas que desejam reduzir de peso, já que no chocolate diet há uma maior adição de gordura, o que faz com que seu valor calórico se aproxime ao do chocolate normal.
Fonte: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/prodLigthDiet1.asp
         http://www.copacabanarunners.net/light.htm
